Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mantendo Várias Versões do Mesmo Programa

Olá,

Neste post vou mostrar como, de uma maneira fácil, você poderá manter duas ou mais versões do mesmo programa em sua máquina Debian-like (Debian, Ubuntu, Mint e etc).

Usaremos uma ferramente nativa desses sistemas: o update-alternatives. Em poucas palavras podemos dizer: "update-alternatives creates, removes, maintains and  displays  information  about  the symbolic links comprising the Debian alternatives system." (retirado do própio manual)

E você deve estar se perguntando mas porque eu quero isso? Bom, no meu caso eu preciso ter a versão 4.4 do GCC senão não consigo compilar meus programas em CUDA, e por outro lado eu gosto de ter a a versão mais atualizada do mesmo para compilar outros programas que não sejam escritos em CUDA.

Então vamos lá, primeiro instale as versões desejadas dos seus programas, no meu caso:

$ sudo apt-get install gcc-4.4 gcc-4.6

Agora vamos criar os links simbólicos para as duas versões:

$ sudo update-alternatives --install /usr/bin/gcc gcc /usr/bin/gcc-4.4 44

$ sudo update-alternatives --install /usr/bin/gcc gcc /usr/bin/gcc-4.6 46
onde o número no final é a prioridade do aplicativo, o maior será selecionado automaticamente.

E para selecionar qual versão do compilador iremos utilizar, basta:

$ sudo update-alternatives --config gcc

Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário